Aquecimento Dinâmico:

 

Que o aquecimento é uma ferramenta indispensável e importante para todos os praticantes de exercícios, antes iniciar sua sessão, ninguém tem dúvidas.

São diversos benefícios que contempla da ordem física a ordem mental. Os efeitos abrangem a melhoria da circulação do oxigênio, aumento dos impulsos nervosos, melhora do desenvolvimento da força, potência, dando a total ativação a musculatura a ser trabalhada.

As rotinas de aquecimento devem ser o máximo compatíveis com as necessidades, objetivos e habilidades de cada esporte! ENFIM, TRABALHAR SEMPRE COM A ESPECIFICIDADE!

Por isso temos que ter, bem claro, que os procedimentos de aquecimento podem de fato aprimorar o desempenho atlético e atenuar os riscos de lesões, onde o aquecimento e o alongamento são atividades diferentes. Ter em mente essa distinção é muito importante pois, vocês praticantes, devem à cada dia perceber como o início das suas sessões de treinamento mudaram.

Cientistas, professores, treinadores vem propondo, e que no meu entender é mais vantajoso, excluir o alongamento estático, que se enquadra no aquecimento tradicional e adotar rotinas de aquecimentos que sejam compostas de atividades dinâmicas e até com movimentos da própria modalidade esportiva como o novo modelo para o aquecimento, que se caracteriza como “AQUECIMENTO DINAMICO ou PREPARAÇÃO DO MOVIMENTO.

Neste formato, conseguimos permitir ao nosso organismo mudanças nas demandas fisiológicas, ou seja, que a transição do repouso para o esforço seja o mais eficiente possível. Sempre deve ser composto de movimentos de baixa, moderada ou até alta intensidade, tendo uma progressão dos mais leves para os mais intensos. Porém, ficar bem atentos a grandeza desta carga, pois se não for bem dimensionada seu corpo terá grandes chances de ficar fadigado para o evento principal.

 

Os estudiosos, acreditam que um bom aquecimento dinâmico vai ativar seu sistema neuromuscular, preparando o praticante a demanda que ele irá enfrentar. Assim a ideia é:

• Aquecer;
• Ativar;
• Motivar

A motivação é um ponto bem diferenciado desta proposta, pois chama atenção de preparar psicologicamente os praticantes.  Não tenha dúvidas que é muito mais fácil motivar adotando o formato do dinâmico do que ficar mandando correr em volta da quadra ou do campo.

Não temos dúvidas que mais pesquisas neste campo precisam e, com certeza, estão sendo desenvolvidas para otimizar ainda mais as respostas deste modelo de aquecimento. Mas, os dados, hoje, apresentados não deixam a desejar e comprovar que as atividades dinâmicas influenciam favoravelmente no desempenho atlético. 

Nenhum Comentário

Os comentários estão desativados.