Crioterapia

Crioterapia:

 

Muito utilizado no meio esportivo e nas clínicas de reabilitação, a Crioterapia, é uma técnica que, dentre algumas, como os banhos de imersão em àgua fria ou gelo, são utilizados para tratar lesão traumática aguda e potencializar a recuperação pós exercício ou competição.

 

Apesar de ser muito utilizada com este fim, estudos mostram desfechos que acabam deixando algumas controvérsias. Boa parte das pesquisas sobre a terapêutica concentra-se no seu efeito analgésico (redução do quadro de dor) sobre a musculatura de forma localizada, porém alguns trabalhos mostram que apesar desta redução do quadro de dor, o praticante pode apresentar uma redução a curto prazo do desempenho atlético, fruto da redução de geração de força.

 

Alguns trabalhos acreditam que a técnica pode promover o relaxamento e não a recuperação. Apesar da redução dos níveis da Creatina Quinase ( CK) outros pesquisadores apresentam a possibilidade que o uso crônico possa reduzir adaptações ao treinamento aeróbio.

 

Já tem trabalhos que comprovam que a crioterapia é uma ótima ferramenta no tratamento da lesão aguda, na DMIT (Dormuscular de Início Tardio) e até danos patológicos, quando comparado com nenhum tratamento ou hidromassagem.

 

Técnicas de Crioterapia:

 

  • Imersão em agua fria;
  • Massagem com Gelo;
  • Bolsas Frias ou saco de gelo.

 

Quanto as técnicas é importante que fiquem atentos que algumas delas apresentam contraindicações como:

 

Hipersensibilidade ao frio, no caso da imersão. Para quem é diabético ficar atento as massagens com gelo dentre outras.

O que precisamos ter bastante cuidado e atenção a aplicação desta técnica, que é bem efetiva, porém precisa se ter critérios, indicações corretas para de fato surtir efeitos.

Procure sempre profissionais capacitados para que possa te orientar quanto as condutas a serem adotadas quando se trata de corpo.

 

Bons treinos!

 

Nenhum Comentário

Os comentários estão desativados.