Triatlhon uma modalidade encantadora!

Modalidade esportiva completa e desafiadora que consegue aliar três esportes ao mesmo tempo, como a corrida, ciclismo e a natação. O Triatlhon, surge em San Diego por volta de 1974, sendo uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo. Em nosso país, é muito desafiadora e, devido ao seu  formato, acaba exigindo muito do praticante.

Preparamos 4 dicas básicas para você que já pratica ou você que vem pensando em iniciar nesta belíssima modalidade:

 

1 – Procure iniciar com Distancias Curtas:

Como tudo nas nossas rotinas esportivas, procure evoluir de forma gradual e progressiva. Não seja o apressadinho, inicie com provas que apresentem distâncias menores, vá se familiarizando, deixando seu organismo absorver a dinâmica da modalidade e procure progredir conforme as referências abaixo:

  • Sprint Triatlhon: 750 de Natação, 20 km de Bicicleta e 5 km de Corrida.
  • Olímpico ou Standard: 1500 de Natação, 40 km de Bicicleta e 10 km de Corrida;
  • Iroman: 3800 de Natação, 180 km de Ciclismo e 42 km de Corrida;

 

2 –  Mantenha as rotinas corretas:

É importante e indispensável que você como praticante, procure se comportar de fato como um atleta, mesmo sendo um recreacional. Manter rotinas saudáveis com alimentação adequada, rotinas de sono e um requisito importantíssimo é o de respeitar seu planejamento de treino. Como é uma modalidade que envolve e demanda muito tempo do praticante, tentar organizar com as suas rotinas de vida diária o local para nadar, o horário do ciclismo com o da corrida facilita e muito a sua permanência no esporte.

 

 

3 – Treinos Complementares:

Já não é nenhuma novidade o quanto se torna imprescindível, para que se tenha de fato uma vida útil em qualquer que seja o esporte, associar ao especifico da modalidade o treino de força, flexibilidade e mobilidade articular. Desta forma, a Ciência do Esporte, nos ajuda a comprovar que podemos melhorar nosso rendimento e atenuar desordens músculos esqueléticas que possam aparecer.

 

4 –  Realizar Treinos Específicos:

Como toda e qualquer modalidade esportiva, a realização de treinos específicos se torna imprescindível. Então, você somente incluir nas suas  rotinas  semanais as modalidades esportivas (corrida, natação e ciclismo) que compõem o Triatlhon e não tentar fazer, no momento da sua preparação, uma ligação entre elas, confesso que, seu rendimento no dia prova pode vim a ser prejudicado. Por isso, amigos e amigas que vão iniciar  ou já praticam, os treinos de Transição   (ciclismo + corrida) , (ciclismo + natação) é de grande valia para seu corpo.

 

Bons Treinos!

 

 

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