Você sabe de fato o que é o PACE?

De origem da língua Inglesa, o Pace, significa passo, ritmo ou movimento regular. Muito utilizado por praticantes, em especial de corrida de rua,  pois ele expressa o tempo que um praticante de caminhada/corrida leva para percorrer um quilômetro ( min/km).

De que forma podemos calcular?
Simples, o praticante deve dividir o tempo gasto (em minutos) pela distância total que o mesmo percorreu (quilômetros).

Segue um exemplo:
PACE MÉDIO = TEMPO (em minutos)/ Distância (em quilômetros)

Vamos para a prática: Um corredor correu 10km para um tempo de 60 minutos, ele correu cada quilometro para 6 minutos, ou seja percorreu cada 1k para 6’.

E  para quê serve?
Dentre as inúmeras funções, a primordial é a de planejamento do praticante de como ele irá fazer sua prova, seja ela para bater um recorde mundial ou para corredores recreacionais que objetivam melhoras nas suas marcas. O corredor que consegue ter previamente o seu PACE de prova, dificilmente terá algum tipo de intercorrência no dia. A determinação do PACE ajuda as organizadoras das Corridas de Rua, pois eles dividem as largadas pelo PACE.

PACE E TREINAMENTO
No dia a dia das rotinas de treinamento, é com o PACE que iremos determinar, distribuir as cargas de treino, em especial da intensidade. No enteanto, antes disso, precisamos entender de fato o quadro de saúde do praticante. E hoje, além dos testes em laboratório (Teste de Esforço Cardiopulmonar), temos também os testes indiretos de campo, como um Weltman de 3200, que determina os marcadores ideais para se chegar ao PACE.

Não podemos esquecer que antes de iniciar uma Programa Regular de Exercícios Físicos , precisamos fazer uma avaliação médica, para daí iniciar a sistematização dos treinos!

Bons Treinos!

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