Bebidas isotônicas: qual a indicação?

Bebidas isotônicas são aquelas que possuem composição semelhante aos fluidos do organismo. Essas bebidas contêm carboidratos em quantidades que fornecem energia, sem exigir que o fluxo sanguíneo seja destinado ao processo de digestão. Por isso, normalmente são utilizadas durante a prática de exercícios que possuem alta demanda energética e promovem grande desidratação.

Durante o exercício físico, perdemos no suor não apenas água, mas também minerais como sódio. Em atividades de curta duração, essa perda não é significativa a ponto de comprometer o desempenho físico ou a saúde. Mas, em atividades de longa duração (acima de 80 minutos), é aconselhável que haja reposição desses nutrientes. Por isso, é indicada a utilização de bebidas isotônicas, visando a reposição de água, sódio e carboidratos, de forma a manter o equilíbrio do organismo minimizando desidratação, redução dos estoques de energia e perda do desempenho físico.

De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, em exercícios de longa duração a ingestão de carboidratos deve ser de 30 a 60g/hora, de forma a evitar a fadiga. Essa quantidade pode ser atingida consumindo de 600mL a 1.200mL/hora de líquidos contendo de 4 a 8% de carboidratos.

Fonte: Position of the Academy of Nutrition and Dietetics, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. 2016

 

Autoria: Centro de Nutrição Clínica e Esportiva

 

Nenhum Comentário

Os comentários estão desativados.