Fase de Polimento da Periodização do Treinamento.

Hoje vamos falar de uma rotina adotada por treinadores que se denomina POLIMENTO! Como é isso? poli o que?

Segundo o dicionário, Polimento é todo o procedimento realizado com o intuito de gerar ou reativar o brilho de quaisquer superfícies.

Então pessoal, mas como é isso, uma rotina desta, com este conceito esta ligado ao Treinamento Desportivo?

Vamos lá!

Todos nós já estamos cansados, literalmente, de saber que as rotinas dos atletas tanto de elite quanto recreacionais são extremamente cansativas. Com isso, os treinadores visam as adaptações fisiológicas e consequentemente o desempenho ideal à competição alvo.

Assim, como já conhecemos as rotinas exaustivas dos atletas e que os profissionais visam o desempenho pleno para a competição ideal, não podemos deixar de ter claro o que levar. Isso implica que chegar a este desempenho tão sonhado, o atleta precisa vivenciar um momento de redução de cargas de treino (volume x intensidade), antes desta competição alvo. E é a esse momento do Planejamento de Treino, ou seja, Periodização, que é denominado Polimento ou também Rendimento Máximo.

De forma tradicional o POLIMENTO para o Treinamento Desportivo tem como conceito “uma redução não linear progressiva da carga de treinamento durante o período variável de tempo, numa tentativa de reduzir o stress fisiológico e psicológico do treinamento diário e otimizar o desempenho esportivo.” (Mujika e Padilla)

O objetivo principal desta fase do treinamento é reduzir a fadiga acumulada, o  que se dá através da redução gradual das cargas de treino. Porém, tem um detalhe muito importante, toda esta estratégia precisa ser bem dimensionada, pois se não nem o condicionamento especifico indispensável para o esporte o atleta consegue manter, ou seja, o polimento ajuda a dissipar a fadiga e tem que manter o condicionamento.

Então, já que não deixa de ser uma ciência tão fácil de aplicabilidade pergunto: como devem ser essas estratégias do Polimento, visto que não é somente reduzi as demandas do treino?

ESTRATÉGIAS DE POLIMENTO RECOMENDADAS:

  • Usar a estratégia para dissipar a fadiga e manter o condicionamento adquirido;
  • Reduzir o volume de treinamento e manter a intensidade de moderada a alta;
  • Manter a frequência em torno de 80% do que era realizado;
  • Duração em torno de 2 semanas é o ideal;

Com essas rotinas acreditamos que de fato essa rotina adotada irá ajudar no desenvolvimento para a competição alvo!

Bons treinos!

 

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