AS Ultramaratonas!

  • O que caracteriza uma Ultramaratona?

A ultramaratona é caracterizada por ter uma distância acima de 42.195m (distância oficial de uma Maratona). Normalmente as provas são definidas por distâncias (50K, 100K, 100 milhas) ou tempo (6h, 12h, 24h – desde que seja percorrida a distância maior que uma maratona).

  • Pensando como negócio é um Mercado em crescimento?

No Brasil as provas de longa distância estão crescendo desde 2010. Uma das provas responsáveis pelo crescimento de ultramaratonistas é a Bertioga Maresias (75K), que acontece em SP. Antes dela, era difícil ver provas com grandes distâncias que não fossem as de 24h. E a dobradinha Ultra+Trail é o mais comum no Brasil.

  • Em média quantas provas chanceladas pelo o orgão ou orgãos regulamentadores acontecem no país?

São poucas e raras as provas chanceladas por não haver regulamentação específica. Agora, em 2017, a CBAt está em processo de regulamentação desta modalidade.

  • Como são as rotinas de preparação para uma prova como esta?

A preparação para uma ultramaratona deve começar pela escolha da prova onde altimetria, tempo de conclusão, local e data da prova devem ser alguns dos fatores determinantes.

Dependendo da kilometragem/tempo da prova escolhida, a preparação envolve de 6 a 9 meses entre trabalhos de força muscular, fisioterapia preventiva, rodagens e aspectos psicológicos.

Superar os desafios do dia-adia é uma das maiores dificuldades pois é preciso conciliar trabalho, família e treino.

  • Como deve ser realizada a transição para provas deste formato? Quais os critérios básicos?

Um atleta (amador ou profissional) precisa já ter um trabalho de base concretizado para poder aumentar sua kilometragem visando a ultramaratona – é interessante que ele já corra maratona com facilidade.

A escolha de provas “mais fáceis”  (maior parte do percurso plano por exemplo) devem ser consideradas, assim como ter uma progressão lenta de kilometragens – não passar de uma maratona para 100K por exemplo.

  • Existe um movimento de atletas?

Com o crescimento das ultras, muitos atletas amadores e assessorias esportivas estão procurando estas provas como um desafio novo.

Apesar de o público ser basicamente o mesmo na maioria das provas, noto que um crescimento desorganizado do mercado tem tirado um pouco o “espírito” de camaradagem que normalmente acontece – ou acontecia – nestas provas onde mais que correr uma super distância, o importante era todos chegarem bem.

  • Essas provas podem desencadear uma banalização das longas distancias?

Tenho observado e acompanhado de perto os resultados de ultras no Brasil e notado que, na maioria delas, existe um número alto de DNF por corte ou atletas que terminam a prova acima do tempo oficial (quando não se tem corte). Isto é claramente por falta de informação do atleta como não conhecer altimetria (às vezes nem sabe ler um perfil altimétrico de prova), não se preparar adequadamente e principalmente achar que “quem corre 42, faz 50K/60K/75K”.

Isto é extremamente preocupante para os treinadores e deveria ser olhado com cuidado pelos organizadores – uma sugestão é o atleta ter um índice técnico para poder se inscrever em uma ultra.

Fora o fato de que, para o atleta, quebrar ou não terminar uma prova, é frustrante.

 

Algumas provas de ultramaratona que se destacam no Brasil e no mundo:

  • Brazil 135 Ultramarathona (a prova principal tem 217K porém há outras distâncias maiores e menores), realizada na Serra da Mantiqueira (SP/MG), pelo caminho da Fé – brazil135.com.br
  • Ultramaratona dos Anjos Internacional (235K porém há outras distâncias) – realizada no Caminho dos Anjos, MG – http://www.ultrarunnereventos.net/uai_.html
  • Caminhos de Rosa Ultramarathon (250K porém há outras distâncias) – MG – http://caminhosderosa.com.br/plus/
  • Comrades (89K, a Rainha das Ultramaratonas), realizada na África do Sul – http://comrades.com/
  • Ultra Trail Du Mont-Blanc (UTMB) 170K porém há outras distâncias – Chamonix (França) www.com/en/
  • Spartathlon (246K) Atenas-Esparta (Grécia) – spartathlon.gr/en

 
Douglas de Melo
11 9.9424.6666
Top Notch Team
www.topnotch.com.br

 

Nenhum Comentário

Os comentários estão desativados.