OUTUBRO ROSA OUTRA VEZ!

Outubro chegou e com ele o mês internacional de luta contra o câncer de mama.

Só que, ao contrário do que muita gente pensa, não é para se falar só da doença em outubro! Essa foi apenas uma oportunidade criada para falar da doença de uma forma geral, para que a mídia dê espaço de pauta, para que as pessoas parem e pensem que o câncer de mama está mais perto do que elas imaginam.

Se você ainda não sabe, eu tive a doença com 30 anos. Sem ninguém esperar, sem eu nunca ter sequer pensado nela, sem histórico familiar. Hoje estou curada e uso esse espaço para conscientizar outras mulheres e ajudar quem está passando pelo tratamento.

São 5 anos nessa área! Leio o que posso, converso com quem entende, assisto palestras sobre o tema… Tudo para poder chegar aqui e fazer valer o que passei, podendo te ajudar ou te alertar.

Com esse mês, começam campanhas muito bacanas, mas outras nem tanto! Acho lindo iluminar a fachada da empresa de azul, distribuir o lacinho, pintar as unhas de rosa, colocar uma foto preta e branca no facebook ou escrever uma frase curiosa na timeline e dizer que está participando de uma campanha de câncer de mama. Mas e ai? Como é que o ciclo fecha? Você fez todos os seus exames? Você sabe o que é a doença? Você sabe como reduzir seus riscos?

Também começam aquelas correntes de whatsapp dizendo que “segundo Fulano de Tal” o desodorante causa câncer de mama ou o sutiã apertado. Ah, tem aquela que fala que o câncer de mama vai acabar se você não clicar! (Só por curiosidade, o site oficial sobre todos os tipos do câncer é o site do INCA – Instituto Nacional do Câncer e não qualquer .com.br, tá?) Parou, né? Tudo isso é mito disseminado por gente irresponsável.

Vamos aproveitar o mês para lembrar de fazer nossos exames, perguntar para a mãe, tia, avó e etc, se elas fizeram os delas! Se quiser compartilhar algo, replique conteúdos de fontes confiáveis. Quer ajudar? Doe para instituições que cuidam de pessoas carentes com câncer, participe de bazares, festivais de tortas e tudo mais que você puder para ajudar. Enfim, existem mil coisas que podem ser feitas, bem mais efetivas do que colocar a foto preto e branco no perfil. Que tal colocar a imagem da sua mamografia ou da sua ultrassonografia no facebook?

Que saber o que eu aprendi nesse 5 anos engajada na luta? Não existe prevenção do câncer de mama. Muitas campanhas falam isso, mas a medicina fala de “prevenção secundária”. O que é isso? É a REDUÇÃO DOS RISCOS, pois não existe uma vacina contra o câncer de mama, não existe uma determinada coisa que você possa fazer que te proteja da doença. É “chato” falar, mas para reduzir seus riscos você precisa fazer exercícios físicos regulares, ter uma alimentação balanceada, controlar o peso e PRINCIPALMENTE manter seu exame anual em dia.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário ou entrar em contato através do maonamama@gmail.com

bjos

Paula

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *