ONCOTYPE XD

Em linhas gerais, esse é o exame que – em caso de dúvidas – dá a certeza se uma pessoa que tem câncer de mama deve fazer quimioterapia ou não.

Calma, não é que seu médico não saiba! Dependendo de uma série de fatores, inclusive seu tipo de câncer de mama, dele pode ficar na linha intermediária entre fazer e não fazer a quimio. Afinal, ninguém quer passar pelo tratamento sem necessidade, não é?

O QUE É ESSE EXAME?

Oncotype DX® é um teste genômico que examina o tecido do seu tumor em nível molecular e fornece informações sobre a biologia individual do seu câncer de mama para auxiliar você e seu médico a definir o tratamento para a sua doença.

O QUE ELE DETECTA?

Esse exame é realizado apenas nos Estados Unidos, representado no Brasil pela Diagnóstika, que classifica o estágio da doença e a curvatura de possíveis infiltrações, definindo com precisão os casos em que a químio é de fato a única alternativa possível.  Ele também identifica as chances de recidiva da doença.

QUAIS AS INDICAÇÕES?

O teste Oncotype DX® é indicado para:

  • Mulheres recentemente diagnosticadas com câncer de mama invasivo em estágio inicial (Estágio I ou II), com nódulo negativo (N-), e receptor de estrogênio positivo (ER+).
  • Mulheres após a menopausa recentemente diagnosticadas com câncer de mama com nódulo positivo (até 3 nódulos) e receptor de estrogênio positivo.

COMO FUNCIONA?

A lâmina com seu tecido (que foi extraído na cirurgia) é enviado ao laboratório, que fica em São Paulo. De lá, eles enviam para a análise nos Estados Unidos.

QUANTO TEMPO SAI O RESULTADO?

Na maioria dos casos o resultado é enviado diretamente para o médico a partir de 15 dias após o material ser recebido nos EUA.

QUAL O CUSTO?

O exame é caro, infelizmente. Ele custa cerca de $ 4076.

E SE EU NÃO PUDER PAGAR?

Apesar de ser um exame caro, que a grande maioria das pessoas não possa pagar, acho importante ter a informação e saber que existe essa possibilidade.

Procure um profissional de sua confiança que, certamente, se você tiver a indicação e não puder pagar o exame, ele te explicará todo o processo, os riscos e poderá conversar com outros médicos para avaliar seu caso.

Nenhum Comentário

Os comentários estão desativados.