Dicas soteropobretanas para levar a gurizada no Dia das Crianças

O Dia das Crianças chegou e felizmente a cidade está cheia de opções – pra quem tem trauma de passar nervoso na época em que quase todo mundo corria pro Zoológico com os rebentos e o lugar ficava um inferno de gente.

Tem programação para o próprio dia 12 (quinta) e muito mais para o fim de semana, com várias atividades gratuitas ou baratinhas focadas no público infantil.

Na semana passada eu falei nas redes sociais do Sotero e repito aqui: lembrem-se que a relação de um indivíduo com o lugar onde é mora é estabelecida a partir da infância, então não adianta nada ficar falando mal de Salvador com seu filho/sobrinho/afilhado achando que isso vai fazer bem a ele quando se tornar adulto. A gente precisa é de crianças que conheçam, entendam e vivam a cidade, para que se sintam parte dela e busquem as melhores soluções no futuro.

PASSEIO PÚBLICO

O parque mais antigo de Salvador, encravado entre o Palácio da Aclamação e o Teatro Vila Velha, vai receber o Festival das Crianças, reunindo música, teatro, brincadeiras, exposições e uma feira gastronômica. A entrada é gratuita!

12/10 (Quinta)

09h – Grupo Eureka

12h – Parque Infantil

14h – Saulo

14/10 (Sábado)

09h – Parque

12h – Chorinho de Roda

14:30h – Espaço Musical

15:30h – Quabales

16:30h – Gilmelândia

15/10 (Domingo)

09h – Parque

12h – Chorinho de Roda

14:30h – Tio Paulinho

15:30h – Canela Fina

16:30h – Magary Lord

TEATRO CASTRO ALVES

O Complexo do Teatro Castro Alves preparou a programação especial Cinquentinha (o nome é uma referência aos 50 anos do TCA): no Dia das Crianças (12/10), das 15h às 17h, tem os projetos Osbacuri, da Orquestra Sinfônica da Bahia, e Pílulas Dançadas, do Balé do TCA. Tudo com entrada gratuita.

Já às 19h, rola mais uma edição do Cine Concerto na Concha Acústica, com novas músicas no repertório – mas os ingressos já esgotaram, então nem se anime.

No domingo (15/10), o TCA apresenta o ‘Circo de Só Ler’: a peça conta a história de um menino que gostava de ver TV e de jogar no computador, mas que não sabia ler, até que a chegada de um circo à sua cidade lhe apresenta um novo mundo. Às 17h, na Sala Principal do TCA, e ingressos a partir de R$15 (meia).

MUSEU DE ARTE DA BAHIA

O MAB continua com o projeto ‘Lugar de Criança é no Museu’, contando com várias atrações para os pequenos. Durante o feriado, o espaço vai funcionar apenas das 14h às 18h, sempre com entrada gratuita.

No sábado (14/10), o Museu apresenta o espetáculo teatral ‘Cordel das Fábulas Fabulosas’, às 15h (os ingressos estão sujeitos a disponibilidade e começam a ser distribuídos uma hora antes) e paralelamente, continua em cartaz a exposição de cartuns de Nildão.

PARQUE DA CIDADE

O Festival Criança – não confunda com o Festival DAS CRIANÇAS, que foi o primeiro que citei no post e vai ocorrer no Passeio Público – deve atrair grande público para um espaço que, depois de revitalizado, felizmente tem sido bastante adotado pelos soteropolitanos: o Parque da Cidade.

A programação será no sábado e domingo (14 e 15/10), com escolinha de bike, oficinas, shows de Jau, Katê e muito mais!

CAIXA CULTURAL SALVADOR

Um dos centros culturais mais ricos e diversificados da cidade também não podia fazer feio no Dia das Crianças. Além da exposição em homenagem aos 100 anos de Chacrinha, para os adultos, vão rolar oficinas gratuitas para o público infantil durante todo o feriado (e para se inscrever, basta chegar com uma hora de antecedência em relação ao horário de início de cada oficina). Se perder as oficinas do dia 12, não tem problema – elas vão continuar todos os sábados, no mesmo esquema.

E não só isso: a partir das 09h da manhã começam a ser vendidos os ingressos para a peça ‘Victor James – O Menino que virou Robô de Videogame’, que conta a história de um garoto que sonha em ter poderes de vídeo game (e a coisa começa a degringolar quando o desejo se torna realidade). Em cartaz de quinta a domingo, sempre às 15h. Excepcionalmente na quinta (12), rola uma sessão extra às 17h. Ingressos a partir de R$5 (isso mesmo, 5 reais).

ESPAÇO XISTO BAHIA

Assim como já acontece até mesmo fora do mês das crianças, o Espaço Xisto Bahia, ao lado da Biblioteca dos Barris, divulgou a sua programação para o Festival Xistinho, que encerra justamente no feriado.

No dia 12/10, as atividades vão ocorrer no seguinte esquema:

09:00h – Festa do Xistinho, com café da manhã oferecido ao público

10:00h – Oficina ‘Brincando de Circo’

11:00h – Espetáculo  infantil: ‘Passaredo, Passarinhadas’

14:00h – ‘Fngerboard in Concert’ (Oficina de Skate de Dedo)

15:00h – Apresentação de Dança do Passinho com o grupo ‘Alagados Passinhos’.

MUSEU DE ARTE MODERNA

O MAM já é parceiro da criançada há muito tempo, graças ao projeto ‘Pinte no MAM’, que sempre ocorre aos domingos (não sei hoje em dia, com essa reforma interminável) No próximo domingo (15), das 14h às 17h, o Museu de Arte Moderna da Bahia convida a gurizada para uma série de atividades e oficinas, inclusive com o desenho de sementes

*Foto em destaque: Parque da Cidade, após a reinauguração [Foto: AGECOM]

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum Comentário

Os comentários estão desativados.