MÚSICA PARA BEBÊS: FISGEST lança oficina de inicialização musical

Cada dia fico mais fã da Fisgest. Já já eu digo os por quês. Antes, vou contar um pouco da minha trajetória com a clínica, que entrou na minha vida logo após me tornar mãe e a empreender no mundo materno.

O primeiro produto do Canal Dona Mamãe foi o blog. Este aqui onde vocês estão lendo esta história. A convite da jornalista Monica Vasku, que na época integrava a equipe do Portal Aratuonline, ancorei o blog aqui. Confesso que o mundo da blogosfera era tão novo pra mim, não como conhecedora de blogs, mas como blogueira, que passei mais de seis meses pensando se realmente eu daria conta de ter o blog. Até que no início de 2015, topei o desafio.

Junto com o nascimento do blog, comecei a divulgar e a frequentar eventos de maternidade em Salvador. Como o blog é jornalístico, queria dar aos leitores mais do que minhas experiências como mãe, queria oferecer um lugar, um canal, onde mamães e papais pudessem encontrar o que está rolando pra eles na cidade pra eles. Cursos, eventos, rodas, palestras, debates…

Aí, fui no 1º Mommy´s Day Salvador, evento promovido pelas Jornalistas Criativas. Lá, identifiquei a Fisgest como apoiadora do evento. O que me chamou a atenção na Fisgest à primeira vista, foi o nome, derivado da junção de fisioterapia + gestantes.

Em seguida fiz contato com Ana Paula Marques, sócia e diretora de negócios da clínica. Dona Mamãe não era nem um bebê ainda, era uma sementinha, um embrião. Lembro do papo por telefone com Paula, da simpática e entusiasmada conversa, onde trocamos figurinhas, falei do prtojeto e da possibilidade de nos tornarmos parceiras.

Depois marcamos um papo presencial, vieram os emails, e a parceria começou. Comecei a fazer Pilates na Fisgest, quando ainda funcionava no Edifício TK Tower. Iniciei, mas meses depois, interrompi a atividade por causa das minhas logísticas de horário e trabalho.

Mais de um ano se passou, acho, não perdemos o contato, e feitos os ajustes logísticos, retomamos a parceria no começo deste ano. Voltei com tudo para o Pilates e para o RPG, na Fisgest, que mudou de endereço – agora funciona no Max Center – o que facilitou também meus roteiros.

Hoje, eu e meu marido, André Simões, fazemos atividades lá. Se eu já gostava da Fisgest, nessa retomada me apaixonei. Agora vamos aos por quês: tudo lá é MUITO acolhedor. Ana Paula Marques, Carina Fernandes, sócia da Clínica e fisioterapeuta, a equipe, as atendentes, o espaço, quando chego lá esqueço o mundo.

Além de oferecer programas integrados nas linhas “Materna / Bella / Reabilita / Fitness / Kids / Teens / Terceira Idade. IMPORTANTE: nossos filhos podem ir com a gente !!!!

A Fisgest também promove ao longo do ano, eventos importantes para seu público. Alguns: SOS Grávidos, Oficina Materno Infantil… e agora, o espaço lançou mais algumas novidades. Resumindo, a galera lá não para de criar pra promover saúde e bem estar.

Olha só a programação:

Dia 29/04 tem mais uma edição do SOS Grávidas, um curso para futuros papais e mamães, que eu e meu marido já participamos como palestrantes e foi lindo!!

As inscrições estão abertas e o evento é gratuito. Você pode se inscrever no site https://www.sosgravidos.com.br/

OFICINA MATERNO INFANTIL

No dia 06 de maio, tem mais uma edição da Oficina Materno Infantil de Preparação para o Parto e Cuidados com o Bebê.

Horário: 8h10 às 13h30.

Temas
– Amamentação e Cuidados com o Bebê
– Anatomia e fisiologia da mama;
– Posicionamento e pega adequada
– Hábitos deletérios
– Práticas – Verdade ou Mito?
– Cuidados com a mama
– Transição Alimentar;
– Cuidados com o Bebê e com a mãe.

AGORA TAMBÉM TEM MÚSICA

Meu coração derreteu de vez quando soube desta notícia. A Fisgest fez uma parceria com Espaço Musical, escola referência e pioneira na oferta de aulas de musicalização Infantil Itinerante em Salvador, e a partir de 8 de
maio, oferecerá aulas de inicialização musical para crianças de 3 meses a 3 anos, às segundas feiras às 11h, para no máximo 12 crianças.

Nesse primeiro semestre de 2017, serão trabalhadas as canções de Vinicius de Moraes para crianças: “A ARCA DE NOÉ”.

O que já é bom, ficou ainda melhor!!!

Saiba mais sobre o cronograma de aulas e valores contatando via whatsapp: 991840488 ou 992952900.

Tenham certeza: vocês vão AMAR !!!!

MULTIMIDIA: Live Dona Mamãe no Facebook + ao vivo no Stories do Instagram

Olá, lindezas!! O domingo vai se despedindo, filhote já dormiu e agora é aquela hora de organizar a semana.

1. Na quarta, às 9h30, temos nosso Live Dona Mamãe, no facebook.com/aratuonline.

2. Nosso encontro vai ser com mamães blogueiras. Eu (Kari Araújo), Vivi Andrade (Toques de Mãe), Nine Lima (Blog Querida Mamãe) e Carol Queiroz (GraviMater), representando também o Sintonia Materna.

3. Nosso Live Dona Mamãe está cada dia mais bacana, com quadros exclusivos. Temos Emília Nuñez (Mãe que Lê) dando dias exclusivas de livrinhos infantis, Monica Vasku Machado​ (Grávida na Finlândia), contando como é ser mãe na cultura filandesa e temos Andrezão Simões​ (Colo de Pai), falando sobre a sensibilidade dos papais.

4. Teremos também uma promoção pra você ganhar um Ovo de Páscoa feito por Daniela Machado​ da Nega Doceira!!!

5. Essa semana começaremos uma nova experiência!!! Na quarta, das 11h às 11h30, estarei ao vivo no Stories do Instagram, conversando com vocês, para trocarmos experiências maternas e tirarmos nossas dúvidas, certo?!

5. Mais ações do Dona Mamãe, em outras plataformas de mídia, estão em curso. Mas, por enquanto, é tudo que posso contar.

6. Espero vocês, tá!

Sigam o Canal Dona Mamãe também no Instagram: @canaldonamamae

Beijos e boa semana pra nós !!!!!

Kari Araújo Dona Mamãe

#canaldonamamae
#livedonamamae
#donamamae
#kariaraujo
#blogdonamamae

TEATRO PARA BEBÊS: Dois espetáculos em cartaz na cidade

MERGULHO

Coisa rara no teatro baiano (senão inédita!), estão em cartaz dois espetáculos que têm como protagonistas a plateia, formada por bebês. Um espetáculo é #MERGULHO. do Eranos Círculo de Arte de Itajaí SC, que realizará seis apresentações dias 1,2,8 e 9 de abril, sábado as 16h e domingo as 11h e 16h no Ciranda Café & Arte no Rio Vermelho. Entre 3 e 7 de abril, o grupo fará agendamento para escolas. O espetáculo, que tem como característica ser um evento teatral multimídia e interativo, foi sucesso de público em 2016 em temporada realizada na CAIXA Cultural Salvador, e agora retorna a Cidade. #MERGULHO foi desenvolvido especialmente para crianças de 1 a 7 anos de idade e sua dramaturgia original foi confeccionada a partir de histórias/ desenhos sobre o mar, criados por crianças em uma pesquisa que compôs o processo do espetáculo.

O foco da narrativa é imagético, linguagem mais próxima do universo das crianças dessa faixa etária, e faz uso de projeções digitais em constante relação com elenco e plateia. De acordo com a atriz e pesquisadora Lilian Rosa, “geralmente bebês na plateia de teatro não são comuns de se ver. E quando estão, certamente é sinônimo de choradeira. Mas não é isso que acontece com o teatro feito exclusivamente para os pequenos…”
Envolver a criança desde cedo como expectador ativo na construção do espetáculo é um dos conceitos defendidos pelo Eranos Círculo de Arte, a curiosidade e a participação dos menores são estimuladas através das sonoridades e da relação entre corpo e imagem, em uma linguagem embasada em estudos psicológicos. “Nossa proposta é convidar à participação das crianças e transformar os pequenos espectadores em figuras ativas do espetáculo, num espaço de mediação entre limites e liberdade” afirma a atriz do espetáculo e psicóloga Sandra Coelho.

O espetáculo, conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam com a ajuda da plateia, se encontrar. Utiliza como ferramenta a projeção digital em constante relação com ator, um meio que viabiliza uma linguagem imagética que permite uma série de possibilidades de interação entre cena e plateia, entre imagem e os sentidos do espectador. A direção do espetáculo é de Max Reinert, atuação de Sandra Coelho e Leandro Maman, trilha sonora de Hedra Rockenbach, produção, pequisa e roteiro do Eranos Círculo de Arte.

Espetáculo #Mergulho – experiência teatral para crianças
Dias 8 e 9 de abril
Sábado as 16h.
Domingo, às 11h e 16h.
No Ciranda Café & Arte –Rua Fonte do Boi, 131, Rio Vermelho.
Ingressos: R$ 35,00 ( meia) e R$ 70,00 ( inteira).
Informações: 98881-8158.

DO CÉU, DO SOL e DA LUA

O outro espetáculo em cartaz é Do céu, Do Sol e da Lua. A peça se vale de estímulos sensoriais, imagens poéticas, música e conteúdo dramatúrgico, para valorizar/estimular a ludicidade das crianças de 0 a 6 anos. O texto foi concebido a partir dos jogos de palavras presentes nos poemas de Manoel de Barros, e das cores fortes, primárias e formas desconstruídas das telas do espanhol Joan Miró. No palco, as duas atrizes Luciana Comin e Mariana Moreno surgem em cena e misturam-se aos pequeninos no palco, mostrando as brincadeiras de uma “menina-árvore”, encantando bebês, adultos e crianças pela ludicidade, delicadeza e lirismo do espetáculo. Ao fim, o público é convidado ao palco, para explorar o cenário (composto por peças com formatos instigantes, produzidas com material leve e seguro para manuseio) e maior interação com as atrizes.

Mamães cadastradas no Club Pinguinho tem 50% de desconto ( www.clubpinguinho.com). Mais informações: 34818555 ou pelo Whatsapp: 993521312.

Espetáculo Do sol, Do Céu e da Lua
Dias 8, 15, 22, e 29 de abril
Sábado as 16h.
Teatro Moliére

REMÉDIO NATURAL: osteopatia alivia dores em mulheres grávidas

Durante os nove meses da gravidez, o corpo da mulher passa por muitas transformação para acomodar o bebê em crescimento. Uma das terapias que vem sendo aplicada com sucesso nos resultados é a osteopatia. As técnicas drante a gestação são indicadas em muitas situações, dentre elas para as dores de coluna e cabeça, prisão de ventre, azia e dificuldade em respirar. A técnica atua em 3 níveis

Músculo-esquelético: sobre os músculos, ligamentos e articulações.
Visceral: sobre a motilidade das vísceras e tensões intra-abdominal.
Crâniano: sobre a tensão intracraniana.

“Todos os níveis contam com técnicas suaves que procuram uma liberação de tensão. Sem risco para mamãe nem para o bebê, visam melhorar o bem-estar da mãe e oferecer maior qualidade de vida na gestação e parto”, afirma a fisioterapeuta da Fisgest, Carina Fernandes.

E pode ser realizada em qualquer fase da gravidez? Sim, ao primeiro sinal de desconforto, durante os nove meses, não há contra indicação.

A Osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still durante a guerra civil americana no final do séc. XIX. Foi através da observação e investigação que fez uma correlação entre as patologias e a suas manifestações físicas.É considerada uma das disciplinas da medicina alternativa, ou terapêutica não convencional, uma vez que seus princípios filosóficos são diferentes dos da medicina convencional. Os tratamentos usam uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações. Na prática, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costas, pescoço e demais articulações.

Prêmio Barra Mulher: exposição fotográfica apresenta trajetória das homenageadas

As dez mulheres que fazem a diferença por um mundo mais igual e receberam homenagem da oitava edição do Prêmio Barra Mulher estão retratadas em uma exposição fotográfica no Shopping Barra. Situadas no Piso L4, as fotos ficam expostas até o dia 31 de março e cada uma delas está acompanhada de um perfil, que conta um pouco da história da premiada.

Na exposição, estão as dez homenageadas: a cantora Ivete Sangalo, a arquiteta e professora Akemi Tahara, a jornalista e cineasta Ceci Alves, a coordenadora da Ronda Maria da Penha Major Denice Santiago, a advogada ambiental Erica Rusch, a dançarina e empresária Fátima Suarez, a ativista Makota Valdina, a juíza federal Nilza Reis, a jornalista e produtora Sueide Kintê e a socióloga Vilma Reis, Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA).

Realizado no dia 8 de março, na Praça Central Euvaldo Luz (Piso L1), o prêmio instituído de forma pioneira desde 2010 celebra o Dia Internacional da Mulher, o empoderamento feminino e valoriza anualmente o talento de mulheres baianas que tem importante atuação em vários segmentos da sociedade.

SABIN PROMOVE OFICINA GRATUITA DE SHANTALA, OFURÔ E VACINAS PARA MAMÃES E BEBÊS

O Sabin, em parceria com a Mallu Baby e Maternare, promovem no dia 25 de
março, em Ondina (Av. Oceânica, 3861, em frente ao restaurante Takê),
a Oficina de Shantala, Ofurô e Vacinas para Mamães e Bebês, na loja
Mallu Baby. Durante a programação, os futuros pais poderão aprender
um pouco mais sobre os cuidados com os bebês, desde o calendário
vacinal à importância do toque, aplicação de massagem e banho de
ofurô.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone
(71) 3043-1112.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

09:00 – 09:30 – Recepção e boas-vindas;

09:30 0 10:20 – Calendário Vacinal da Mamãe e do Bebê – Leila
Brito – Enfermeira do Laboratório Sabin.

· O que são vacinas;

· Calendário de vacinação da gestante: vacinas indicadas,
usadas em situações especiais e contraindicadas;

· Calendário do bebê.

10:20 – 10:40 – Lanche

10:40 – 11:40 – Oficina de Shantala e Ofurô – Larissa Aguiar –
Fisioterapeuta e Educadora Perinatal da Maternare.

· Sobre a importância do toque;

· Preparando o ambiente para a aplicação da Shantala;

· Aplicação da massagem Shantala no bebê;

· O delicioso banho de balde (ofurô)!

11:40 – 12:00 – Sorteios de brindes.

CONTATOS PARA IMPRENSA:

TEXTO & CIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

71 – 3341-2440

Adriana Lopes: (71) 99963-2513 – adriana@textoecia.com.br

Debora Rezende (71) 99963-2513 – debora@textoecia.com.br

Roberta Rodrigues: (71) 99613-7106 – roberta@textoecia.

Síndrome de Down é tema de exposição fotográfica

Pelo quarto ano consecutivo o Shopping Barra recebe imagens da fotógrafa Betina Valente em uma exposição em homenagem ao dia internacional da síndrome de Down – 21 de março. A mostra com o título “Inspira-me” estará aberta de 19 de março a 02 de abril no Piso L1 (Sul) do centro de compras. A abertura contará com uma apresentação do grupo Canela Fina, às 17h.

Mais uma vez, Betina traz belas e emocionantes imagens de crianças e jovens com síndrome de Down em diferentes situações. A ideia da fotógrafa é trazer o foco para as pessoas com síndrome de Down e mostrar a beleza que existe em cada uma delas. E foi isso que motivou a escolha do título da exposição: “Inspira-me”. Betina se sente revigorada ao dividir momentos com as crianças e jovens, que trouxeram um motivo a mais para a sua carreira.

Segundo Betina, muito mais do que exibir as fotos, a exposição se propõe a inspirar um novo olhar. “Fico tão feliz quando estou com eles, mas não sei explicar. Apenas sinto isso muito forte. É como se fosse a minha chama de vida, basta eu olhar para eles, vê-los correndo, brincando, seja o que for já me faz tão feliz! Quando os aprecio e os admiro, eu desejo que o mundo veja o que eu vejo e que esse amor contagie a todos”, revela.

O Dia Internacional foi criado pela Down Syndrome International e é comemorado desde 2006. A data escolhida foi 21 de março por representar a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.
Informações extraídas do site www.movimentodown.org.br

SERVIÇO
Exposição Inspire-se
Quando: 19 de março a 02 de abril
Local: Piso L1 (Sul)
Horário: Segunda a sábado das 9 às 22 horas e domingo das 12 às 21 horas
Gratuito

Canal Dona Mamãe no youtube estreia série sobre RPG

Já está no ar, no Canal Dona Mamãe no youtube, a série “Fazendo Pilates e RPG na @fisgest”. Serão 10 mini-video-reportagens, nas quais a jornalista Karina Araújo (eu) relata seu tratamento e entrevista a fisioterapeuta Amanda Almeida, sobre o RPG.

SINOPSE DO EPISÓDIO: Depois de dois anos de ter filho, comecei a fazer RPG e Pilates, para recomposição do alinhamento da coluna e fortalecimento dos músculos. Nunca é tarde pra cuidar da saúde integral , associando corpo e mente, atividade física e boa alimentação. Sem radicalismo , mas com foco e vontade!!! Aqui, vocês podem acompanhar a evolução da atividade e resultados e se inspirar para fazer o mesmo, além de ficar bem informada.

Se gostarem, comentem e compartilhem!

SÉRIE Fazendo RPG e Pilates na @fisgest, episódio #1

KIDS ONLINE: Acesso de crianças à internet e impacto da mídia na educação e aprendizado

Sessenta e oito por cento das crianças/jovens, entre 9 e 17 anos, acessam a internet mais de uma vez por dia, sendo que 85% delas o fazem através de um celular. Os dados foram revelados pela pesquisa Kids Online Brasil 2017, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI). O levantamento também mostrou que 29% dos que viram alguma propaganda na rede pediram algum produto para seus pais e, destes, 59% tiveram seu pedido atendido.

A frequência cada vez maior com que crianças e adolescentes acessam e compartilham informações na internet, especialmente através de dispositivos móveis, será um dos temas de discussão entre educadores, pediatras e profissionais de saúde do país durante o 19º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria, nos dias 16 e 17 de março, no Bahia Othon Palace, em Salvador.

Para o especialista Nelson Pretto, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), os dados revelam a dimensão do impacto que as mídias online exercem sobre a lógica de formação educacional e o processo de aprendizagem e elaboração de conteúdo de crianças, adolescentes e jovens.

“Nos apropriamos das tecnologias, agora digitais e miniaturizadas, e passamos a fazer a mídia com nossas próprias mãos. São os twitters, youtubers, bloguers, telegramers, whattsappers, mídias ninjas e por aí vai. Nos transformamos em comunicação em tempo real. Pelo menos potencialmente, podemos falar em um tempo de conexão generalizada”, explica.

Nelson Pretto, contudo, adverte que a exposição de crianças e adolescentes no ambiente online reforça a necessidade de estudo e observação mais apurados do sistema midiático e do universo das tecnologias digitais de informação e comunicação.

“Quem detêm esses meios? Como eles são regulados pelos governos? Como nos apropriar cada vez mais sobre o conteúdo produzido e que circula na rede? Qual o papel da escola nesse contexto? Será a de salvadora do mundo? Não são poucos os desafios. Proponho que miremos essa realidade contemporânea com um olhar bem aguçado, com uma perspectiva ativista e solidária”, pontua o professor Nelson Pretto.

Interesse social

Este ano, o tema geral do Fórum da Academia Brasileira de Pediatria será “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”, com abordagem de demandas atuais e de interesse social, como meio ambiente e arboviroses (dengue, zika e chikungunya); reflexões sobre a vida e morte de adolescentes (suicídio, drogas, álcool); crianças desaparecidas; e cuidados paliativos, entre outros. A programação completa pode ser conferida em http://www.forumabp.com.br/.

O Fórum de Pediatria é voltado para estudantes e profissionais de diversas especialidades interessados e/ou envolvidos nos cuidados com a criança e o adolescente em seus aspectos físicos, psíquicos e sociais.

A atividade vai prestar uma homenagem póstuma ao pediatra e primeiro presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), professor Nelson Barros, que morreu em março de 2015.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.

PREPARA: Oficina de preparação para o parto e cuidados com o bebê

Oficina Materno Infantil de Preparação para o Parto e Cuidados com o Bebê está de volta! 18 de março, das 8h30 às 13h30.
Temas:
Amamentação e Cuidados com o Bebê
– Anatomia e fisiologia da mama;
– Posicionamento e pega adequada
– Hábitos deletérios
– Práticas – Verdade ou Mito?
– Cuidados com a mama
– Transição Alimentar;
– Cuidados com o Bebê
e com a mãe. Preparação para o Parto
– Mudanças corporais da mulher durante a gestação.
As atividades que podem ser realizadas, durante e após esses nove meses de espera.
– Técnicas para o trabalho de parto
– Técnicas para aliviar a dor e poder vivenciar esse momento da forma maravilhosa.
– Os tipos(via) de parto, pontuando cada um com seus benefícios e os cuidados.
– Cuidados no pós parto (independente da via de parto)
– Integração do casal com seu bebê, preparando os três para a tão desejada chegada do filho, de forma mais leve, curtindo o tempo que antecede o nascimento do bebê.
Tudo isso de forma prática e interativa!
Faça a sua inscrição, em www.fisgest.com.br/eventos/
Atenção: as vagas são limitadas(díssimas!)
Casal: R$ 70,00. Casal + Acompanhante: R$ 90,00 e Mamãe Solo: R$ 50,00.
As Mamães do @clubpinguinho e clientes do #programamaternofisgestem 10% de desconto. Realização: Clínica Fisgest
Parceiros: Fonoaudiólogo convidado: Verônica Bené Cardoso – CRFa. 9572BA – Pós – Graduação em Fonoaudiologia Neonatal @veronicabenecardoso @guiadamamaebahia @tresmariasconfeitaria @mocadepano_ssa
@anaoliveirafotostudio E @decocobr =) #fisgestindica #cursodegestantes #cursodegestante #oficinamaternoinfantil #gestanteativa #gestantefeliz

1 2 4
© 2017 - TV Aratu - Todos Direitos Reservados
Rua Pedro Gama, 31, Federação. Tel: 71 3339-8088 - Salvador - BA