Saiba os destaques do São João de Santo Antônio de Jesus

Os cinco dias dos festejos juninos de Santo Antônio de Jesus foram destaque em todo o estado por conta da grande programação que foi montada para o público local e turistas.

Dentre os pontos positivos está a variedade musical, que trouxe grandes nomes do sertanejo como Maiara e Maraisa, Marília Mendonça e Marcos e Belutti, assim como o forró mais tradicional de Adelmario Coelho, Targino Gondim, Dell Feliz e outros artistas locais.

Pensando nisso, o Aratu Online, que participou da cobertura oficial do evento, listou alguns itens que merecem ser lembrados e fizeram o diferencial na estrutura geral da festa.

1. Decoração
Com uma decoração temática de casas da zona rural, bandeirolas e fogueiras, a Vila do Forró chamou a atenção pela cores e formas.

2. Estrutura
Tendo uma praça com mais de 30 mil metros quadrados, o espaço montado para receber o público contou com equipamentos de ponta para trazer um efeito diferenciado e muita tecnologia para população.

3. Alimentação
Contando com uma vasta lista de opções de comidas típicas da região nordeste, o evento agradou o público que podia escolher entre lanches rápidos ou algo mais elaborado.

4. Bebida
As barracas de bebidas regionais deram um gostinho especial a festa. Além de cerveja, o público podia apreciar licores dos mais diversos sabores.

5. Segurança
O trabalho feito pelas polícias civil e militar deixou as famílias com mais tranquilidade em todos os espaços da festa. Alem disso, equipes de apoio e do Corpo de Bombeiros também traziam comodidade e segurança a população.

6. Atrações
Reunindo grandes nomes da música como Marília Mendonça, Maiara e Maraisa e Marcos e Belutti, e muitos outros, o evento ofereceu ao público uma festa bastante diversificada, com novos ritmos e gêneros musicais.

7. Palco
Os dois grandes palcos principais foram responsáveis por proporcionar mais agilidade as apresentações, dando uma cara de festival. Com isso, os intervalos das apresentações não passam de 20 minutos durantes todos os dias da festa. O equipamento teve 120 metros quadrados, e uma potente plataforma de som.

8. Limpeza
Contando com uma grande equipes, a festa organizada pela prefeitura local contou com equipes de deixavam o local limpo apesar da chuva e lama.

“O São João da Bahia é algo inigualável”, diz Rui Costa durante evento em Santo Antônio de Jesus

Aproveitando os festejos juninos, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), foi conferir de perto o São João de Santo Antônio de Jesus, neste sábado (24/6). O político esteve no Forró do Lago acompanhado da sua esposa, a primeira dama Aline Peixoto.

Em entrevista exclusiva ao Aratu Online, Rui revelou não ter dúvidas sobre o sucesso das festas regionais que acontecem em todo o estado nesta época do ano.

“O São João da Bahia é inigualável. Não tem lugar melhor no mundo para dançar um forró pé de serra, e aqui em Santo Antônio de Jesus a energia é sempre positiva”, disse.

Ainda segundo o petista, a Bahia tem uma marca da diversidade e isso possibilita que seja possível misturar os ritmos nessa época do ano. “Assim como no período do Carnaval, o São João consegue ter um pouco de tudo. Mas o que eu acho importante é manter a tradição do forró mais tradicional e assim mesclar para agradar todos os públicos”, concluiu.

Aprenda a fazer 3 receitas de milho para seu São João

Um dos pontos mais marcantes do São João com certeza é a culinária. Separamos 3 receitas de milho para deixar sua festa ainda mais gostosa.

Pamonha
Ingredientes
6 espigas grandes de milho
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite de coco
1 pitada de sal

Modo de fazer
Descasque os milhos cuidadosamente e reserve as palhas inteiras
Retire os fios e rale as espigas no ralador grosso
Ponha em uma tigela e acrescente o açúcar, o leite de coco e o sal. Misture cuidadosamente com uma colher de pau
Pegue as palhas reservadas, dobre-as ao meio e costure-as dos lados, para formar um saco pequeno
Preencha com o creme de milho e feche a ponta amarrando com um barbante
Em uma panela grande, ponha água para ferver
Coloque as trouxinhas de milho na água fervente e cozinhe por aproximadamente 90 minutos
Retire com o auxílio de uma escumadeira e deixe escorrer

Dica: escalde as palhas do milho em água fervente para poder embrulhar a pamonha com mais facilidade.
Rendimento: 8 porções

 

Bolo de Milho
Ingredientes
3 ovos inteiros
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
100 g de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de erva-doce
2 colheres (sopa) de fermento em pó
200 ml de leite de coco
1 1/2 xícara (chá) de farinha de milho
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
Raspas de um limão

Modo de fazer
Em uma travessa funda bata os ovos com o açúcar (pode ser na batedeira). Acrescente a manteiga a temperatura ambiente e bata vigorosamente. Acrescente a erva-doce e a raspa de limão e bata novamente. Reserve.

Misture a farinha de trigo, a farinha de milho e o fermente e junte, aos poucos, com a mistura reservada, acrescentando, aos poucos, o leite de coco (ou o da sua escolha). Misture bem tudo. Em uma forma de bolo com buraco no meio, untada com manteiga e enfarinhada, coloque a mistura do bolo e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por uns 35 minutos ou até perfurar com um palito e ele sair limpo.

 

Canjica
Ingredientes
8 espigas de milho
500 ml de leite de coco tirado de 1 coco ralado
2 xícaras (chá) de açúcar
1 copo de leite
1 pitada de sal
1 colher (sopa) rasa de manteiga
Canela em pó

Modo de fazer
Separe os grãos de milho da espiga
Passe no liquidificador os grãos e o copo de leite
Passe na peneira espremendo bem
Leve ao fogo numa panela, com o leite de coco, o açúcar, a manteiga e o sal, mexendo sempre
Deixe cozinhar até engrossar e soltar do fundo da panela, mexendo, por 40 minutos em média
Coloque numa travessa, polvilhe canela e sirva fria

Marília Mendonça, Marcos & Bellutti, Maiara e Maraisa, Mastruz e Santana em Santo Antônio de Jesus

Santo Antônio de Jesus está preparando um São João inesquecível. Além de assistir aos shows de grandes atrações nacionais, seu público, estimado em mais de 100 mil pessoas por dia, vai conferir de perto as apresentações de diversos nomes da cena local nos palcos principais da festa. A valorização do forró é um dos principais objetivos do evento, que começa no dia 21 de junho e segue até o dia 25, com mais de 180 horas de entretenimento.

A cantora Marília Mendonça e as duplas Marcos & Bellutti e Maiara e Maraisa estão entre as atrações divulgadas pela Prefeitura de Santo Antonio de Jesus. A programação terá ainda o sertanejo de Lukas & Gustavo, o forró de Santana, o Cantador, Targino Gondim, Adelmario Coelho, Trio Nordestino, Mastruz com Leite, Cavaleiros do Forró, Del Feliz e Tio Barnabé, o arrocha de Dois Amores, Tayrone e Sem Retoque.

Além dessas atrações, 12 bandas locais se apresentarão nos palcos principais esse ano, com repertório de puro forró. O número é mais que o dobro dos anos anteriores, quando apenas cinco atrações locais entraram na programação do espaço mais valorizado do evento. A ideia foi do prefeito Rogério Andrade, que incrementou a programação da festa com outras iniciativas inéditas.

Uma delas é a nova Vila do Forró, onde serão reproduzidos prédios históricos de Santo Antônio de Jesus, como a Prefeitura, o Centro Cultural, a Igreja Matriz e a Estação Ferroviária, e onde haverá uma casa de farinha funcionando em tempo real. A Vila funciona do dia 21 ao dia 25.

Para receber tantas atrações e milhares de pessoas, o centro da cidade organiza a Praça do Forró, que ocupa uma área de mais de 30 mil metros quadrados. Neste espaço, equipado com padrão e tecnologia de grandes festivais de música, foram montados dois palcos, que juntos somam quase 120 metros quadrados, e uma estrutura de quase oito toneladas. Além, claro, de uma potente plataforma de som e painéis de LED em high definition para que nenhum detalhe passe despercebido.

Outras novidades são o Concurso de Quadrilhas, o Forró da Melhor Idade, que acontece no sábado à tarde (24/06) e o Forró das Crianças, no domingo à tarde (25/06). A Prefeitura também irá apoiar forrós nos bairros, promovidos por associações de moradores. Ao todo, mais de 100 atrações, somando palco principal, Villa do Forró, Coretos, Feira livre, Trezenário, Zona Rural e a programação do São Pedro. “Estamos resgatando as tradições, valorizando os artistas locais, mas sem perder de vista a necessidade de trazer atrações nacionais, que atraia para a cidade muitos turistas, fomentando a economia local. Sem dúvidas, será uma grande festa!”, comenta o prefeito de Santo Antonio de Jesus, Rogério Andrade.

Programação Palco Principal
Quarta-feira (21/06): Missa, Orquestra de Sanfoneiros e Padre Ezequiel
Quinta (22/06): Flor do Nordeste, Tio Barnabé, Targino Gondim, Dois Amores, Marília Mendonça e Sem Retoque
Sexta (23/06): Jhow e banda Na Cama da Sogra, Janio Santana, Maiara e Maraisa, Del Feliz, Guido Freitas, Adelmário Coelho e Fivela de Aço
Sábado (24/06): Verena Santana, Os Cumpadi, Juliano do Acordeon, Peruano Cavaleiros, Marcos e Belutti, Santanna e Farol de Milha
Domingo (25/06): Selo de Amor, Joyce França, Lukas e Gustavo, Trio Nordestino, Tayrone, Mara Ribeiro e Mastruz com Leite

Vila do Forró
Além das 29 grandes atrações que irão se revezar nos 2 palcos montados na praça principal, o São João de Santo Antônio de Jesus também oferecerá um circuito dedicado ao genuíno ritmo dos festejos juninos. A Vila do Forró contará uma programação especial, de autêntico forró dos dias 22 a 25.

Serão 27 atrações integrando a disputada grade. São elas: Brasileirinho do Forró, Bruno Bastos, Candeias, Casaca de Ferro, Christian Ferraz, Dany e seus Teclados, Didhio Oliveira, Dilma Galvão, Dinho Brasil, Danilo Sales, Grupo Gêmeos no Forró, Groove Xote, Forró Balanço, Juliano Pimenta, Jurandy Ramos, Juthay Mercês, Kauã Guarani, LD Musical, Marcos Melo, Mel com Alho, Mô do Forró, Miralva e Companhia, Nayrone, Olhar Faceiro, Pé na Estrada, Skema Livre, Wilson Rogério e Zé de Belém.

 

Concurso de Quadrilhas
O Concurso de Quadrilhas será promovido pela prefeitura e organizado pela Secretaria da Cultura do município e ocorrerá antes do São João. Poderão participar quadrilhas de bairros, escolas públicas e privadas. Haverá prêmios para o primeiro, segundo e terceiro lugar.

Outros palcos
A programação terá ainda as apresentações de Oswaldo do Acordeon, Xote Manhoso, Zé Pretinho e Caliel nos coretos da Praça Padre Mateus e da Praça Renato Machado; do Forró Caldo de Cana, Brasileirinho do Forró, Forró Baita Mula e Osvaldo do Acordeon na Zona Rural do Município e na Feira Livre Municipal durante o mês; além da festa de São Pedro na zona rural da Sapucaia, que terá shows de Top Moreno, Forró Baita Mula, Marcos do Forró, Mara Ribeiro e Groove Xote.

Já a festa de Santo Antônio contará com Alexandre Mendes, Caroço e Banda Feijão de Corda, Xapa e Grupo Los Caras, Coração Sedutor, Dany e Lucas, Dois Corações, Edgar San, Fonte de Desejo, Forró Novos Tempos/Pantera, Grupo Sedução, Gustavo Melo, Jhonny Miguel, Jú Gavaze, Júnior Alves, Kika Monteiros, Manassés, Moral A 3, Nana Rios, Nego Gomes, Nilton “Negão”, Paixão Em Dobro, Renivan, San Bonfim, Stephanno Lemos, Taty Brasavile, Tony Azevedo, Waldir Cigano e Filho de Sr Toen. A prefeitura também apoiará os forrós promovidos por associações de bairro.

São João de Euclides da Cunha homenageia Luiz Gonzaga com shows de Flávio José e Aviões do Forró

O São João de Euclides da Cunha já faz parte do calendário das festas da Bahia e terá como tema “70 anos da Asa Branca” – em homenagem a um dos maiores sucessos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a canção Asa Branca. A festa em Euclides da Cunha vai começar no dia 23 de junho, sexta, e só acaba na noite de segunda, 26 de junho.

Alguns nomes já confirmados são Aviões do Forró, Adelmário Coelho, Danniel Vieira e o cantor Flávio José. Além das atrações musicais, o “Arraiá do Cumbe” (nome como era batizada a cidade anteriormente) contará com uma grande infraestrutura de palco, iluminação e som, postos de saúde, praça de alimentação, segurança envolvendo as Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros.

São João de Itatim divulga grade de atrações

Bruno e Marrone, Tayrone, Solange Almeida, Claudia Leitte, Pablo, Mastruz com Leite, Caviar com Rapadura, Santana, Canários do Reino, Chambinho do Acordeon, João Almeida e Seu Malaquias vão comandar a festa de 22 a 25 de junho na Praça de Eventos.

Completando 21 anos de sucesso, o município de Itatim (Bahia), localizado há 208 km de Salvador é destaque mais uma vez no São João. Com o tema ‘Nosso São João é Beleza Pura’ a festa será animada por grandes atrações musicais de 22 a 25 de junho na Praça de Eventos. Na programação já definida, Bruno e Marrone, Tayrone, Solange Almeida, Claudia Leitte, Pablo, Mastruz com Leite, Caviar com Rapadura, Santana, Canários do Reino, Chambinho do Acordeon, João Almeida e Seu Malaquias. O encerramento dos festejos (dia 25.06) ficará por conta da musa baiana Claudia Leitte juntamente com o cantor Tayrone.

Programação
22 de junho: João Almeida, Santana, Júlio César Forrozeiro
23 de junho: Seu Malaquias, Mastruz com Leite, Pablo, Solange Almeida
24 de junho: Caviar com Rapadura, Bruno e Marrone, Chambinho do Acordeon
25 de junho: Tayrone, Claudia Leite, Canários do Reino

Conheça um pouco da história dos Santos Juninos

As festas juninas são eventos tradicionais do calendário brasileiro e um bom retrato da diversidade cultural do país. Mas sua origem remete às festas populares europeias, principalmente de Portugal, que vieram para o Brasil durante o processo de colonização.

Na bagagem, os portugueses trouxeram as comemorações de alguns santos católicos como Santo Antônio, São João e São Pedro, celebrados no mês de junho. Para saber mais sobre os três santos, confira a história e o dia em que se homenageia cada um deles.

Santo Antônio
Festejado no dia 13 de junho, o religioso português nasceu em Lisboa, em agosto de 1195, batizado com o nome de Fernando de Bulhões. Ainda jovem, entrou para um convento agostiniano e, em 1220, mudou o nome para Antônio, ingressando então na Ordem franciscana. Padroeiro dos pobres, daí a tradição do “pão de Santo Antônio”, é conhecido como santo casamenteiro e invocado por quem quer encontrar objetos perdidos. Na véspera do dia dedicado a ele, pessoas que querem casar, encontrar um amor, ou mesmo conservar o que já têm, fazem “simpatias” para o santo. Santo Antônio morreu aos 36 anos de idade,  a caminho da cidade de Pádua, na Itália.

Oração a Santo Antônio: “Santo Antônio, pelos vossos milagres, pelas palavras que a Jesus faláveis, pela defesa do vosso pai, tenho um pedido a fazer. Abrandai a ira do mar, o sopro do vento, o negrume da noite, a chama abrasadora do Sol, a frialdade da Lua, a voracidade das feras, o horror dos desertos. Depois de tudo isso, abrandai o que de mais empedernido existe sobre a Terra: o coração dos homens. Oh, meu milagroso Santo Antônio, fazei com que aquele por quem meu coração chama ouça minha voz. E, ouvindo-a, vá aos pés de Deus Nosso Senhor comigo, vosso (a) humilde devoto (a). Amém”.

São João
Primo em segundo grau de Jesus, segundo a Bíblia, São João batizou-o nas águas do rio Jordão, rio que faz fronteira entre Israel e a Jordânia e entre este país e a Cisjordânia. Filho de Isabel, prima de Maria, São João ainda era esperado quando sua mãe prometeu à Maria que a avisaria assim que ele nascesse. O menino nasceu numa noite linda, de céu estrelado, e como as casas das primas não eram muito distantes, Isabel ergueu um mastro em frente à sua, iluminando-o com uma grande fogueira. Cumpria-se assim o combinado.

Oração a São João: ”São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor. Fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: ‘Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo’. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Amém”.

São Pedro
Pescador e apóstolo de Jesus, São Pedro é conhecido como o santo dos pescadores e das viúvas, guardião das chuvas e porteiro do céu. Chamado Simão, foi Jesus Cristo quem lhe mudou o nome, quando  deu-lhe a incumbência de fundar a Igreja e reunir os fiéis depois de sua morte. “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificareis minha igreja”, disse-lhe. Depois da morte de Jesus, o apóstolo Pedro  foi chamado de ‘pescador de homens’ e tornou-se o primeiro papa.

Oração a São Pedro: “Oh, São Pedro, pedra viva da igreja fundada por Jesus Cristo, vós que fostes chamado pelo Senhor para ser pescador de homens e mulheres. Vós que dissestes: ‘Senhor, a quem iremos? Pois só tu tens palavras de vida eterna´, vinde em meu auxílio com vossa intercessão junto a Deus, dando-me coragem para seguir vosso exemplo de amor fiel a Cristo e anunciar a boa nova na família, na comunidade, no trabalho e em toda parte. Oh, São Pedro, vós que fizestes a mais bela declaração de amor: ‘ Senhor, tu sabes que eu te amo´, ensinai-me hoje o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz e alcance a graça que vos peço. Amém”. .

© 2017 - TV Aratu - Todos Direitos Reservados
Rua Pedro Gama, 31, Federação. Tel: 71 3339-8088 - Salvador - BA