Quem é o ator mais famoso e rico do mundo (e por que você nunca deve ter ouvido sobre ele)?

Um dos brasileiros mais bem sucedidos da história, Paulo Coelho chamou a atenção de forma inusitada nas redes sociais. O escritor publicou, em sua conta de twitter (mais de 12 milhões de seguidores), a foto de um moreno de jaqueta e óculos acenando para uma multidão. “Who is the most famous (and the one of the best) movie star in the world?”: Quem é o mais famoso (e um dos melhores) artistas de cinema do mundo?

Ele estava se referindo a Shah Rukh Khan, um indiano considerado pela revista People with Money a celebridade mais bem paga no universo do cinema em 2016 (quando teria embolsado mais de 75 milhões de dólares em contratos). Para a revista Forbes, que tem outra forma de contagem, o ator de 51 anos teria faturado 33 milhões de dólares.

Com mais de 80 filmes no currículo, estima-se que o ator e produtor tenha feito fortuna superior a 800 milhões de dólares. Sua conta de twitter tem mais de 26 milhões de seguidores, enquanto Tom Cruise conta com 6 milhões de aficionados, Beyoncé tem 15 milhões e o homem de ferro Robert Downey Jr tem 8 milhões.

As várias fases do indiano, que chega a gravar quatro filmes em um ano

VEJA MAIS: ASSISTA O VIDEO: Manifestante propõe tiros de espingarda contra políticos em Salvador

LEIA TAMBÉM: Para Jean Wyllys, Sérgio Moro é “desumano e desrespeitoso” e gosta de “ternos pretos cafonas”

Para o jornal inglês The Guardian é a “mais grandiosa estrela de filmes no mundo”. Clique aqui para ler a reportagem em que o artista dedica o sucesso às mulheres com quem trabalhou e revela os motivos de dizer que não tem amigos.

Em 1995, Shahrukh estrelou a comédia Dilwale Dulhania Le Jayenge, que se tornou o filme com mais tempo em cartaz: 1000 semanas consecutivas (quase vinte anos) em exibição num cinema da Índia. A página dedicada a ele no wikipedia garante que o mesmo já levou 14 Filmfare Awards (o Oscar na Índia), além de ser embaixador da Unesco.

Desconhecer o fenômeno Shahrukh é uma desatenção do ocidente com a Bollywood que cresce a ponto de rivalizar com a original em Los Angeles. Em 1913, o primeiro filme foi produzido no país, em 1930 eram 200 produções por ano. Hoje, a indústria que se alimenta com mais de mil filmes anualmente chega a movimentar 28 bilhões de dólares. A Índia é o segundo país mais populoso do mundo (só perde para a China), com 1,3 bilhão de habitantes.

Veja o vídeo de uma multidão saudando o ator na cidade indiana de Cochim, após a inauguração de um shopping de tecidos em 2011:

Entre no debate sobre política e influência social pelo www.twitter.com/opabloreis

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *