Jutahy Júnior (PSDB) diz que PT “institucionalizou corrupção na Petrobras” e que terá mais votos que Wagner para o Senado

Geralmente diplomático nas declarações, o deputado federal Jutahy Magalhães Jr (PSDB) parece ter incorporado de vez o espírito da acirrada campanha para o senado que deve enfrentar neste ano. “Podem anotar aí: se eu for candidato na chapa com ACM Neto, terei mais votos do que Jaques Wagner“, aposta o baiano que está no oitavo mandato como parlamentar.

Uma das principais lideranças do PSDB nacional, o neto do ex-governador e ex-senador Juracy Magalhães mostrou quem saiu vencedor da queda de braço interna com o ex-ministro de Temer, Antonio Imbassahy. Indicado como nome para o senado pela executiva estadual do partido, ele conta com a participação na possível chapa de ACM Neto.
O prefeito de Salvador tem uma popularidade gigantesca. Depois que ele ganhou a eleição de 2012, a popularidade dele se manteve alta sempre. As pessoas, muitas, os chamam de governador. A minha avaliação pessoal é que o ACM Neto tem 99,9999% pra ser candidato a governador”, confia.

Jutahy vai mais além e cita os fatores que fazem com que ele creia na eleição da chapa de oposição no estado: “E candidato a governador favorito: primeiro por sua própria força de gestor muito bem avaliado; depois a capacidade de fazer uma aliança poderosa; e a terceira questão é o fato de que as pessoas na Bahia cansaram do PT. Há um sentimento que o PT é bananeira que já deu o cacho.” As declarações foram dadas, com exclusividade, ao programa Linha de Frente, transmitido ao vivo pelas redes sociais da Aratu.

Veja Jutahy Júnior apostando que terá mais votos do que Jaques Wagner:

VEJA MAIS: Ex-governador Jaques Wagner provoca rivais do DEM: “procura-se candidato ao Senado minimamente popular”

Deputado federal pelo PSDB e pré-candidato ao senado, Jutahy Magalhães Jr resolveu focar a campanha em ataques ao Partido dos Trabalhadores. Neto de Juracy Magalhães, o primeiro presidente da Petrobras, nomeado por Getúlio Vargas, Jutahy diz que a estatal foi vítima de “corrupção gigantesca, incompetência administrativa e atraso ideológico“.

“O PT dilapidou o caixa da Petrobras, a gente iria ficar anos e anos sem produção. Sempre existiu roubo numa empresa grande como a Petrobras. Um gerente, um diretor, até um presidente podiam roubar. O que o PT inovou – a coisa mais criminosa – é que ao contrário de um roubo individual foi montada uma estrutura de roubo governamental“, acusa o político.

Sobre a condenação dos diretores Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco, Jutahy conta que “eles foram nomeados com a decisão governamental de roubar”. E vai além: “O PT montou uma estratégia que a corrupção era um fator de governabilidade.”

Veja as críticas de Jutahy ao PT:

LEIA TAMBÉM: Deputada petista escolhe vestido vermelho para segundo casamento, com apresentador de TV; conheça o casal

Na entrevista, Jutahy comentou que “o momento mais difícil do partido” foi a disputa interna com o então ministro Antonio Imbassahy. Advogado por formação, ele comentou o julgamento do recurso do ex-presidente Lula, no próximo dia 24.

Veja a entrevista completa de Jutahy Magalhães Jr ao programa Linha de Frente:

Participe do debate sobre política e corrupção pelo www.twitter.com/opabloreis

Quer ficar mais criativo? Experimente caminhar por Jardim de Alá ou Farol de Itapuã e seguir 5 dicas

Um dos primeiros passos para conseguir uma boa ideia é justamente… dar o primeiro passo. Não subestime a possibilidade de que andar alguns minutos com a mente direcionada à solução de um problema pode gerar inúmeras novas possibilidades. É a ciência que garante.

A cientista americana Marily Oppezzo, especialista em investigação de métodos para deixar o cérebro em seu melhor funcionamento a partir de comportamentos saudáveis, recomenda que caminhar ao ar livre seja um dispositivo natural para ativar a criatividade.

Nesse caso, as paisagens de Salvador podem ser consideradas usinas de inovação. Locais como Jardim de Alah, Farol de Itapuã e Mont-Serrat podem oferecer a inspiração necessária aos originais.

Oppezzo define a ideia criativa como uma “novidade que pode ser aplicada”. Para haver aplicação, é necessário que esteja enquadrada no mundo real. A forma como os seres humanos formulam essas hipóteses vem sendo pesquisada por muitas disciplinas. O estudo conduzido por esta doutora da universidade de Stanford consistia em pedir a grupos de pessoas para oferecerem novas utilizações para objetos comuns, como uma chave.

Um dos grupos foi submetido ao teste enquanto estava sentado. Cada membro teve, em média, 20 ideias criativas no período de quatro minutos. O grupo que foi colocado para o mesmo exercício caminhando em um esteira elétrica teve o dobro de insights. As pessoas repetiram o teste em um formato diferente e todos que passaram a caminhar produziram mais ideias.
Ela recomenda pelo menos cinco dicas para melhorar a performance:

1. Escolher o problema ou assunto para o brainstorming; focar nele durante a caminhada;2. Andar em um ritmo confortável;

3. Não bloquear a primeira ideia, deixar o máximo elas fluírem

4. Registrar tudo em áudio pelo telefone; deixar para filtrar depois

5. Fazer por um tempo determinado; se a ideia não aparecer, releve, pare e volte mais tarde.

 

A palestra dela, com apenas 5 minutos, está disponível no projeto TED (por enquanto, apenas em inglês)

A cientista comportamental Marily Oppezzo estuda como os movimentos do corpo podem provocar impactos e alterações na plástica da mente. Ela completou o doutorado sobre o tema em 2013, pela Universidade de Stanford.

 

VEJA TAMBÉM: A jornalista e Miss América que processou fundador da Fox News dá 3 dicas contra assédio sexual no trabalho: “seja feroz”

LEIA MAIS: Como uma amizade pode sobreviver a lados opostos na política? Duas americanas respondem 

 

Participe do debate sobre inovação pelo www.twitter.com/opabloreis

Deputada petista escolhe vestido vermelho para segundo casamento, com apresentador de TV; conheça o casal

A deputada estadual Luiza Maia (PT) usou vestido vermelho na cerimônia de casamento com o radialista e apresentador de TV, Tony Ávila. As bodas foram realizadas na catedral de Camaçari, neste sábado (13) com a presença do ex-marido da parlamentar, o deputado federal Caetano (PT). Outro petista presente foi o deputado estadual Bira Coroa.

Ávila foi candidato a prefeito da cidade de Remanso, em 2016, pelo PMDB, recebendo apoio do presidente estadual do partido, Lúcio Vieira Lima. Tony Ávila também é nacionalmente conhecido como quinto marido da cantora e atriz Maria Odete Brito de Miranda, a estrela Gretchen. Atualmente, ele apresenta programas automobilísticos na Região Metropolitana de Salvador.

A deputada Luiza Maia não abdicou do vestido vermelho para casar com Tony Ávila (foto: Marcelo Serrão)

VEJA MAIS:  “A postura de Anitta reforça machismo”, critica deputada Luiza Maia(PT), presidente da Comissão de Direitos da Mulher

LEIA AINDA: Luciano Huck diz que “não vai se isentar de tentar melhorar (o país)” e Bolsonaro ironiza: “comovente”; veja o vídeo

Segundo a assessoria da deputada, “Luiza Maia não disfarçou a felicidade durante toda o ato”. “Mas é claro”, exclamou a noiva ao ser perguntada pelo padre se o “sim” seria “por toda a vida”. A deputada foi casada com o ex-prefeito de Camaçari e deputado federal Luiz Caetano, também presente nas bodas.

Participe do debate sobre política pelo www.twitter.com/opabloreis

Luciano Huck diz que “não vai se isentar de tentar melhorar (o país)” e Bolsonaro ironiza: “comovente”; veja o vídeo

As recentes declarações do apresentador Luciano Huck sobre “tentar mobilizar uma geração inteira” e “não se isentar de tentar melhorar (o país)” motivaram uma reação irônica do pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL). “Comovente”, escreveu o deputado, em conta do twitter.

O debate sobre os rumos do país foi no programa Domingão do Faustão deste domingo (7). Ao lado da esposa, Angélica, Huck comentou bastante a questão social do país, deixando margem para a suposta candidatura à presidência. “Estou há 18 anos viajando esse país”, anunciou Huck. “Entrei na casa das pessoas e sei como elas vivem, eu sei como é a geladeira, eu sei como é o box”.

Veja o vídeo com declarações de Luciano Huck:

No twitter, Bolsonaro não perdeu a chance de ironizar as declarações de Huck que, potencialmente, deve concorrer nas eleições 2018. “Comovente depoimento do presidenciável Luciano Huck hoje no Faustão. A Globo aceita qualquer um na presidência, exceto Jair Bolsonaro“.

VEJA AINDA: AQUELES 3,5%: Valmir Assunção (PT) é único baiano no pequeno grupo que não faltou a sessões do Congresso em 2017; veja lista

VEJA O VÍDEO: Pivô e principal delator do mensalão, Roberto Jefferson chora ao anunciar que filha será Ministra do Trabalho

 

Huck disse ainda não ser de “esquerda ou direita” e declarou que “neste momento, não vai se isentar de tentar melhorar (o país)”. “O que estou fazendo, e vou continuar fazendo, é tentar mobilizar uma geração inteira.”

Por outro lado, no mesmo dia, Bolsonaro foi citado em uma reportagem da Folha de São Paulo por causa da valorização do patrimônio dele e dos filhos nos últimos dez anos. Recentemente, ao lado do presidente do Partido Social Liberal, Luciano Bivar, ele anunciou a filiação ao partido, pelo qual deve concorrer à presidência.

 

Participe do debate sobre eleições pelo www.twitter.com/opabloreis

AQUELES 3,5%: Valmir Assunção (PT) é único baiano no pequeno grupo que não faltou a sessões do Congresso em 2017; veja lista

O deputado petista e um dos líderes do Movimento de Trabalhadores Sem Terra, Valmir Assunção, é o único baiano que pode se orgulhar de fazer parte de um grupo que representa apenas 3,5% da Câmara: os 18 deputados que compareceram a todos os 119 dias reservados a votação, nos quais a presença era obrigatória.

São 513 parlamentares e toda a sorte de justificativa para faltar a uma sessão. Mas nenhuma delas valeu para Assunção, que tem 53 anos e está no segundo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. No ano de 2017, ele registrou presença todos os dias obrigatórios, ato repetido por outros 17 colegas de dez estados e do Distrito Federal.

O levantamento foi divulgado pelo site Congresso em Foco, nesta quinta (4). Outro parlamentar que fez parte dessa minoria dos totalmente assíduos foi o Palhaço Tiririca (PR-SP).

Valmir Assunção é natural de Itamaraju, extremo sul da Bahia, e membro da direção nacional do MST desde 1990. Ele também já ficou na oitava posição em um ranking com 493 parlamentares avaliados pelo portal Atlas Político, analisando representatividade eleitoral, fidelidade partidária, proporção do dinheiro gasto na campanha por voto obtido, ativismo legislativo e debate parlamentar.

Ele também foi secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, entre 2007 e 2010, no primeiro mandato de Jaques Wagner, licenciando-se do mandato de deputado estadual neste período.

VEJA O VÍDEO: Pivô e principal delator do mensalão, Roberto Jefferson chora ao anunciar que filha será Ministra do Trabalho

EXCLUSIVO! Mais de 160 magistrados do TJ-BA ganharam acima do teto constitucional; campeã é juíza que absolveu policiais do Cabula

Pela Constituição, o parlamentar só está obrigado a registrar presença nas sessões ordinárias, aquelas realizadas às terças, quartas e quintas. Quem falta pode apresentar justificativa como atestado médico, missão oficial ou partidária para abonar a ausência e se livrar de um eventual desconto no salário. O corte só ocorre quando o parlamentar deixa a falta sem justificar.

VEJA A LISTA DOS ASSÍDUOS (em ordem alfabética)

Adelson Barreto PR SE
Augusto Carvalho SD DF
Carlos Manato SD ES
Conceição Sampaio PP AM
Delegado Edson Moreira PR MG
Flavinho PSB SP
Ivan Valente Psol SP
Lincoln Portela PRB MG
Luiz Couto PT PB
Marcio Alvino PR SP
Renato Andrade PP MG
Sóstenes Cavalcante DEM RJ
Tenente Lúcio PSB MG
Tiririca PR SP
Vaidon Oliveira Pros CE
Valmir Assunção PT BA
Victor Mendes PSD MA
Weliton Prado Pros MG

 

Participe do debate sobre ética na política pelo www.twitter.com/opabloreis

VEJA O VÍDEO: Pivô e principal delator do mensalão, Roberto Jefferson chora ao anunciar que filha será Ministra do Trabalho

Pivô e delator do Escândalo do Mensalão, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, chorou ao anunciar que a filha, a deputada Cristiane Brasil, será Ministra do Trabalho. A indicação dela foi aceita pelo presidente Michel Temer. Durante entrevista coletiva em que contava detalhes sobre a articulação para ganhar a vaga na pasta, Jefferson embargou a voz. Os jornalistas perguntaram se ele estava orgulhoso e ele assentiu com a cabeça.

Ele se limitou a falar “é um resgate, é um resgate“. Ao ser perguntado se estava se referindo à imagem da família, abalada pelo período em que ficou preso por corrupção, ele confirmou.

Veja o video do choro de Jefferson:

VEJA MAIS: Na iminência de conflito nuclear, comentarista da GloboNews diz que Trump “tem pinto pequeno” 

VEJA VÍDEO: General da reserva avisa à tropa do Exército: “melhor 10 bandidos enterrados do que um soldado” 

Em novembro de 2012, Jefferson foi condenado a mais de 10 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Como benefício pela delação premiada, teve 1/3 da pena reduzida. Em maio de 2015, passou a cumprir pena em regime aberto. Em abril de 2016, recebeu indulto com base em decreto presidencial e quitou a dívida com a justiça.

 

Participe do debate sobre política pelo www.twitter.com/opabloreis

Na iminência de conflito nuclear, comentarista da GloboNews diz que Trump “tem pinto pequeno”

Diante da troca de ameaças entre o 3° Líder Supremo da Coreia do Norte, Kim Jong Um, de 34 anos, e o 45° presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, 71 anos, o jornalista brasileiro Caio Blinder declarou que o americano tem “o pinto pequeno”. Os dois governantes fazem declarações públicas sobre o poderio bélico e as armas nucleares de ambos os países, deixando o mundo inteiro em estado de alerta e tensão.

Reproduzindo um tuíte de uma americana, Caio Blinder escreveu: “menos de 48 horas no ano 2018 e estamos aflitos pois uma guera nuclear pode explodir pois o presidente dos EUA tem o pinto pequeno”. Em seguida, o comentarista do programa Manhattan Connection, da Globo News, completou: “Na crise nuclear envolvendo a superpotência americana e o Pokemon norte-coreano, Trump garante ter o pinto maior”.

 

VEJA VÍDEO: General da reserva avisa à tropa do Exército: “melhor 10 bandidos enterrados do que um soldado” 

LEIA MAIS: EXCLUSIVO! Mais de 160 magistrados do TJ-BA ganharam acima do teto constitucional; campeã é juíza que absolveu policiais do Cabula 

Caio Blinder, de 60 anos, faz parte da equipe do Manhattan Connection desde o início do programa, em 1993. De origem judaica, Blinder já foi editor e correspondente do jornal Folha de São Paulo nos Estados Unidos.

Na fala de Ano Novo, Kim Jong Um insinuou um diálogo com a Coreia do Sul, mas atacou os americanos: “Todo o território dos Estados Unidos está ao alcance de nossas armas nucleares, sempre tenho um botão nuclear na mesa do meu escritório. E isso é a realidade, não uma ameaça”.

Nesta terça (2), Trump respondeu, pelo twitter (@realDonaldTrump), para informar ao rival que “também tem um Botão Nuclear, só que maior e mais poderoso que o dele, e meu Botão funciona”.

Participe do debate sobre política internacional pelo www.twitter.com/opabloreis

VEJA VÍDEO: General da reserva avisa à tropa do Exército: “melhor 10 bandidos enterrados do que um soldado”

General de brigada da reserva, Eliéser Girão Monteiro foi enfático falando para soldados na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. “Tenham cuidado, não relaxem. é melhor que eu tenha dez bandidos enterrados do que um soldado. Reajam à altura da ameaça que sentirem aqui. Mostrem que o braço forte funciona e funciona bem.”

As “boas vindas” para os militares ocorreu no sábado (30/12) em um ginásio do município, onde o general é secretário de Segurança Pública. “Quando passa pra reserva, a gente tira o uniforme mas permanece a pele camuflada. Contem com nosso trabalho, nosso conhecimento e nossa força. Sejam muito bem vindos!”, disse Girão Monteiro. No final do rápido discurso, ele gritou “Pátria”, ao que os soldados responderam: “Brasil!

Veja o vídeo com o discurso do general:

VEJA TAMBÉM: EXCLUSIVO! Mais de 160 magistrados do TJ-BA ganharam acima do teto constitucional; campeã é juíza que absolveu policiais do Cabula

LEIA MAIS: ACM Neto ataca Rui Costa com Centro de Convenções: “resolvendo um problema histórico do Governo do Estado”

Cearense de Fortaleza, Eliéser Girão Monteiro Filho é secretário de Segurança Pública  da cidade de Mossoró, desde março deste ano. Foi nomeado para a pasta criada pela prefeita Rosalba Ciarlini Rosado (PP). Ele já tinha exercido a função de Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, em 2014, quando a prefeita era governadora.

Ele é graduado em Ciências Militares da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras na turma de 1976. No ano seguinte, passou a servir como Aspirante a Oficial e Tenente no 16o BIMtz, em Natal, onde ficou até 1999.

Girão Monteiro foi Adjunto e Chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e ocupou, entre 2002 e 2004, o cargo diplomático de Adido de Defesa do Exército junto à Embaixada do Brasil na República da Polônia.  Após passar para reserva, o General exerceu as funções de Secretário de Segurança Pública e da Justiça e Cidadania do Estado de Roraima, antes de chegar na pasta estadual no Rio Grande do Norte.

O ministro da defesa, Raul Jungmann, autorizou a ida do exército para o Rio Grande do Norte após a greve dos policiais por falta de pagamentos de salários e 13º, que desencadeou uma crise de segurança pública no estado. As forças de segurança que comandam a Operação Potiguar III, no Estado, divulgaram um balanço comparativo entre os períodos anterior e posterior à chegada das Forças Armadas.

Nos três dias anteriores ao patrulhamento do Exército,  foram registrados 27 crimes violentos letais intencionais no Rio Grande do Norte. Desde o dia 30 até esta segunda (1°), já com o Exército nas ruas, foram registrados 14 crimes do tipo no Estado. Também foram verificadas quedas em relação a crimes de menor potencial ofensivo como arrombamentos (50%) e roubos (23,7%), ainda que furtos tenham crescido 28,6%. No saldo final dessas ocorrências, segundo o balanço da operação, houve queda de quase 23% em crimes não letais.

 

Participe do debate sobre segurança pública pelo www.twitter.com/opabloreis

EXCLUSIVO! Mais de 160 magistrados do TJ-BA ganharam acima do teto constitucional; campeã é juíza que absolveu policiais do Cabula

No último mês de novembro, 161 magistrados vinculados ao Tribunal de Justiça da Bahia tiveram rendimentos brutos acima do teto constitucional para o judiciário de R$33,7 mil. Levantamento feito por este blog leva em conta as planilhas de remuneração disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Justiça, atendendo à Lei de Acesso à Informação.

O relatório de novembro traz a juíza substituta de segundo grau da área criminal, Marivalda Almeida Moutinho, como a campeã em vencimentos. Ela recebeu como vencimentos líquidos mais de R$ 83 mil – além do salário base, teve um extra de R$ 59 mil em “direitos eventuais”, que incluem férias, abono, substituição, gratificação natalina e outros benefícios.

A substituta ainda não chegou a desembargadora mas superou até mesmo desembargadores, como Márcia Borges Faria, que recebeu no mês R$ 61.856,45, Luiz Fernando Lima com R$ 41.346,17 em novembro, José Olegário Monção Caldas (R$ 42.137,32) e Ivete Caldas Silva Freitas Muniz (R$ 42.021,27). Mesmo acima do teto, todos os pagamentos são considerados legais.

Vencimentos líquidos da juíza substituta Marivalda Moutinho, campeã de salários no TJ-Ba, em novembro e outubro

VEJA MAIS:  Caso Cabula: Juíza que absolveu 10 policiais está concorrendo a vaga de desembargadora

LEIA AINDA: Desembargador baiano quer retratação de advogado que acusou TJ-BA de “tribunal podre”: “quero que ele prove”

A juíza Marivalda Moutinho percebeu vencimentos líquidos acima de R$83 mil também no mês de outubro. Em outros meses do ano, a juíza teve vencimentos brutos de R$33,7 que, após os descontos, viraram R$24 mil. A magistrada ficou nacionalmente conhecida no final de julho de 2015, após publicar sentença em que “absolvia sumariamente” 10 policiais da acusação de homicídio triplamente qualificado de 12 jovens no Cabula, em fevereiro do mesmo ano.

A decisão foi amplamente questionada e levou o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, a solicitar a federalização do Caso Cabula. O julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça será no próximo mês de janeiro.

Os dados foram obtidos por este blog através da Lei de Acesso à Informação, que obriga aos poderes públicos dar o máximo de transparência aos dados sobre gestão. O teto constitucional é baseado no salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal e, por lei, não pode ultrapassar R$33,7 mil.

A planilha traz os vencimentos de 600 desembargadores, juízes e juízes substitutos do TJ-BA. Considerando os vencimentos líquidos, 36 servidores ganharam acima de 33,7 mil. Considerando o total de rendimentos, antes dos descontos da previdência pública, imposto de renda e retenção por teto constitucional, 161 magistrados do Tribunal de Justiça ganharam acima do máximo pela lei. No TJ-BA, o máximo de salário base é para os desembargadores: R$30.471.

No Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, o da 5a Região, a realidade dos supersalários é mais aguda. Mais de 95% do quadro ativo e inativo teve vencimento líquido acima do teto: 298 magistrados. Apenas 15 não ultrapassaram o teto no mês de novembro.

 

Salário líquido de outubro da ex-presidente do TRT-5a Região da Bahia, Maria Adna Aguiar

LEIA MAIS: EXCLUSIVO! Advogado de Geddel, Gamil Foppel critica a Lava Jato: “Há violações manifestas à letra da lei”; veja o vídeo

De acordo com a planilha, a campeã em novembro foi a juíza substituta Karine Andrade Britto Oliveira que recebeu R$78.807, após todos os descontos. A ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Maria Adna Aguiar, também foi beneficiada. Em outubro, ela teve mais de R$83 de rendimentos brutos que, após os descontos, viraram R$63 mil de salários líquidos.

Os magistrados não foram encontrados para comentar os vencimentos. O TJ-Ba está em recesso forense até o dia 6 de janeiro. A assessoria de comunicação enviou uma nota em resposta:  “O Tribunal de Justiça da Bahia, que prima pela transparência e sempre divulga os dados, respeita o que dispõem a Constituição Federal e o Conselho Nacional de Justiça, aplicando a remuneração de acordo com a legislação”.

A assessoria de comunicação do TRT-5a Região informou que o tribunal está em recesso até o dia 8 de janeiro. Mesmo assim, encaminhou resposta informando que “qualquer valor que ultrapasse o teto constitucional de R$33.763,00 é automaticamente abatido visando garantir que não exista percepção mensal acima desse valor, conforme demonstrado na própria planilha de remuneração dos magistrados”.

Veja a resposta do TRT na íntegra:

“A Gratificação por Exercício Cumulativo de Jurisdição – GECJ é devida ao magistrado em razão de acúmulo de acervo de processos, mais de 1.500 por ano, ou de jurisdição, conforme dispõem a Lei 13.095/2015, Resolução CSJT 155/2015 e Resolução TRT5 035/2015.

No TRT5 os desembargadores que atuam na jurisdição recebem mais de 1.500 processos, além de acúmulo de jurisdição, como por exemplo: Turma e Órgão Especial, ou Seção Especializada, ou Juízo de Conciliação, ou Precatório, ou Recurso de Revista, dentre outros. Enquanto que no Primeiro Grau existem 27 Varas que possuem mais de 1.500 processos.

É importante frisar que a GECJ tem natureza remuneratória, portanto qualquer valor que ultrapasse o teto constitucional de R$33.763,00 é automaticamente abatido visando garantir que não exista percepção mensal acima desse valor, conforme demonstrado na própria planilha de remuneração dos magistrados.

Foi lançado desconto de abatimento teto no valor de R$167.904,01, portanto o valor pago pelo TRT5 no mês de novembro referente à GECJ foi de R$246.848,41, sendo que o corpo total de magistrado do regional é de 214.

Vale ressaltar que os valores acima de R$10.157,04, referem-se a pagamento de crédito de meses anteriores devidos.

Normas que regem o referido pagamento no TRT5:
– Lei Nº 13.095, de 12 de janeiro de 2015, que dispõe sobre a Gratificação por Exercício Cumulativo de Jurisdição;
– Resolução CSJT Nº155, de 23 de outubro de 2015, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que dispõe sobre a Gratificação por Exercício Cumulativo de Jurisdição (GECJ) no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus;
– Resolução Administrativa TRT5 Nº 035, de 29 de junho de 2015, alterado pelo Ato 0199/2017 para compatibilizar com a Resolução CSJT Nº155;
– Acórdãos recentes do CSJT PCA do CNJ sobre o tema.”

 

Veja a íntegra da resposta do Tribunal de Justiça da Bahia:

O Tribunal de Justiça da Bahia, que prima pela transparência e sempre divulga os dados, respeita o que dispõem a Constituição Federal e o Conselho Nacional de Justiça, aplicando a remuneração de acordo com a legislação.

O Conselho Nacional de Justiça – CNJ trata da aplicação do teto remuneratório constitucional para os servidores do Poder Judiciário e para a Magistratura dos Estados.
Atualmente, o teto constitucional estabelecido para magistrados corresponde a R$ 33.763,00 e para servidores corresponde a R$ 30.471,10.

A Resolução nº 14 de 21/03/2006, do CNJ, dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional para os servidores do Poder Judiciário e para a magistratura dos Estados que não adotam o subsídio.
“Art. 3º Não podem exceder o valor do teto remuneratório, embora não se somem entre si e nem com a remuneração do mês em que se der o pagamento:
I – adiantamento de férias;
II – décimo terceiro salário (gratificação natalina);
III – terço constitucional de férias;
IV – trabalho extraordinário de servidores.”
“Art. 4º Ficam excluídas da incidência do teto remuneratório constitucional as seguintes verbas:
I – de caráter indenizatório, previstas em lei:
a) ajuda de custo para mudança e transporte;
b) auxílio-alimentação;
c) auxílio-moradia;
d) diárias;
e) auxílio-funeral;
f) auxílio-reclusão;
g) auxílio-transporte;
h) indenização de férias não gozadas;
i) indenização de transporte;
j) licença-prêmio convertida em pecúnia;
k) outras parcelas indenizatórias previstas em lei e, para os magistrados, as previstas na Lei Orgânica da Magistratura Nacional de que trata o art. 93 da Constituição Federal.”

Vale salientar que as verbas são eventuais e não se repetem mensalmente.

 

Participe do debate sobre ética em www.twitter.com/opabloreis

Lula publica foto treinando bíceps e divide a internet: “Muso! Divo”; “Malhando braços pra depois dar golpe”

Com julgamento em segunda instância marcado para 24 de janeiro próximo, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva testou a popularidade entre internautas publicado uma foto inusitada na conta do Instagram. O pernambucano, de 72 anos, foi flagrado pelo fotógrafo oficial Ricardo Stuckert, sorrindo em plena execução de uma rosca direta cross, popular exercício em academias para fortalecer os braços.

O ex-presidente vai ao banco dos réus na sede do TRF4 para tentar reverter a condenação a 9 meses e meio de prisão pela condenação no processo do tríplex do Guarujá. Para muitos especialistas, a tramitação pouco superior a 100 dias está entre as recordistas na justiça brasileira.

A foto terminou como uma das mais curtidas do instagram @luizinacioluladasilvaoficial, que mostra o cotidiano do político petista. Em 24h, mais 12,5 mil internautas curtiram a imagem. A legenda da imagem veio carregada de insinuações sobre uma provável campanha para a presidência no ano que vem:

*NÃO ABANDONE SEUS SONHOS EM 2018*
Não desista de suas metas e planos para o ano que vem.
Lula já venceu um câncer, e hoje se exercita toda manhã com disciplina e foco. O resultado é que sua saúde está cada dia melhor. Lula está mais forte do que nunca.
O principal ingrediente do sucesso é a persistência. Cair, levantar, continuar, até vencer. Todos os vencedores têm em comum um histórico de luta. Todos.
#vem2018 #Lula

A postagem dividiu a opinião dos internautas. Muitos fãs e eleitores aplaudiram: “Eu me acabava nesses braços. Kkk Vem com tudo homem”, escreveu uma internauta. “Que homem!”, “Divo”, “Ele é o cara!”, foram outros incentivos. Entre os críticos: “Tá malhando o braço para depois dar uns golpes kkk“.

 

VEJA MAIS: ACM Neto ataca Rui Costa com Centro de Convenções: “resolvendo um problema histórico do Governo do Estado”

LEIA TAMBÉM: EXCLUSIVO! Heloísa Helena sobre ACM: “Foi um convívio duro, duríssimo, mas não me arrependo de nada do que disse”

Participe do debate sobre política pelo www.twitter.com/opabloreis

1 2 22
© 2018 - TV Aratu - Todos Direitos Reservados
Rua Pedro Gama, 31, Federação. Tel: 71 3339-8088 - Salvador - BA